Sobre

Sobre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura – CCJE – UFES

Entre em contato: conjunturaufes2016@gmail.com

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura do Departamento de Economia da Universidade federal do Espírito Santo (Ufes) iniciou suas atividades em novembro de 1997, nas dependências do Departamento de Economia do CCJE – UFES. São mais de vinte anos de trabalho de formação em uma das mais importantes e demandadas funções de um economista: a análise de conjuntura econômica.

Criado pelos professores Paulo Nakatani e Fabrício Augusto de Oliveira, o
grupo teve, ao longo de sua existência, a participação de vários professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Ao todo, já publicamos até 2018 59 boletins de conjuntura, sendo um material histórico da conjuntura nacional de extrema relevância, tendo passado pelo grupo algo como 1.000 estudantes e mais de 1.000 ouvintes, totalizando, portanto, mais de 2.000 estudantes que tiveram contato com a forma de se fazer uma análise de conjuntura com qualidade, sendo reconhecida por pessoas que residem em nosso estado, nos demais estados da federação e mesmo fora do país.

Os docentes e discentes participantes tem interesse em entender e debater a
conjuntura nacional e local. Ou seja, nosso objeto de trabalho é acompanhar o movimento cotidiano das decisões de política econômica e a dinâmica de funcionamento dos diversos mercados, a partir dos indicadores fornecidos continuamente por várias fontes de mídia e pelos diversos institutos de estatística, públicos e privados, com a intenção de elaborar análises próprias do grupo.

Cabe frisar que este grupo representa uma forma clássica de junção dos eixos de formação básicos envolvendo aspectos históricos, teóricos, estatísticos, para que assim seja feita a análise de fenômenos concretos da economia brasileira e também mundial, consolidando uma necessária e desejável formação geral que permite ao nosso economista, formado nesta universidade e que participou de nosso grupo, a ter uma visão ampla e crítica de como se faz e como se analisa a conjuntura econômica.

Aliás, para que saibam, existe um grande diferencial de nosso grupo, que nos torna fortes e diferentes: os trabalhos são feitos pelos estudantes, sendo os mesmos corrigidos e supervisionados pelos professores. Desconhecemos, no Brasil e no mundo, um grupo de conjuntura, um boletim de conjuntura, que trabalhe com esta perspectiva metodológica e que vise principalmente, a formação de nosso futuro economista.

Periodicamente o grupo publica boletins de conjuntura, que são escritos por
alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UFES e revisados pelos professores. O nosso boletim de conjuntura teve periodicidade variada ao longo dos anos. Inicialmente bimestral, passou-se a uma tiragem trimestral, sendo semestral desde 2007. A forma de divulgação inicial do boletim, por exemplo, era impressa e entregue em vários órgãos representativos do Espírito Santo, além da Ufes, sendo que os próprios
estudantes e professores iam pessoalmente nos órgãos listados.

O grupo manteve a discussão em torno de eixos centrais da conjuntura
econômica contando, atualmente, com 25 alunos divididos entre os seguintes subgrupos: inflação, nível de atividade, empregos e salários, política monetária, política fiscal, setor externo e, mais recentemente, o de marketing. Nesse último caso, as novas tecnologias de comunicação geraram mudanças na forma de divulgação do grupo, de suas atividades e interação com o público, como nossa página no Facebook e na
internet. Além disso, em meio à crise do financiamento das Universidades federais, houve e há a dificuldade financeira de manter a versão impressa.

Adicionalmente, contamos também com 60 integrantes ouvintes, totalizando assim cerca de 90 estudantes no atual semestre letivo.
Além das temáticas anteriormente citadas, temos, no boletim de conjuntura, uma introdução geral e a análise da política econômica, cujas seções conformam uma unidade de investigação, formando um retrato da economia brasileira. A análise de política econômica é a única parte do mesmo feita por profissional especialista na análise de conjuntura. Desde o inicio é feita por DR. Fabrício Augusto de Oliveira, autor de vários livros, ex professor da UNICAMP, e que escreve regularmente em diversos jornais no país.

  • Principais atividades do Grupo de Conjuntura na atualidade:
     Realização de reuniões semanais nas dependências do CCJE abertas para toda a comunidade;
     Publicação periódica de Boletins de Conjuntura que analisa as principais variáveis macroeconômicas nas seguintes áreas: Política Econômica, Inflação, Nível de Atividade, Empregos e Salários, Política Fiscal, Política Monetária e Setor Externo.
     Divulgação de materiais nas redes sociais (Facebook e Instagram), bem como divulgação de colunas jornalísticas, elaboradas por professores e especialistas, em sites e blogs.
  • Local e data das reuniões:
    As reuniões do grupo ocorrem nas sextas-feiras, no horário das 11h, geralmente na sala
    408 do Ed IV do CCJE.

Professores participantes (2019/01): 
Profa. Dra. Neide César Vargas (Coordenação Geral, Comissão de Marketing e Mídias
Digitais, Política Fiscal)
Prof. Dr. Daniel P. Sampaio (Comissão de Marketing e Mídias Digitais, Setor Externo)
Prof. Dr. Gustavo Moura C. Mello (Inflação)
Prof. Dr. Henrique P. Braga (Política Monetária)
Prof. Dr. Rafael Moraes (Empregos e Salários)
Prof. Dr. Vinícius V. Pereira (Nível de Atividade)

Participe das atividades do Grupo de Conjuntura e saiba mais sobre a Economia Brasileira!